Prefeito de Ilhéus promete recuperar a Saúde e adotar plano de desenvolvimento sustentável para o município
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, apresentou a mensagem do Poder Executivo na abertura dos trabalhos legislativos na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira, na qual elencou as prioridades da atual administração para o ano de 2017. A sessão foi presidida pelo vereador Lukas Paiva e contou com a presença da deputada estadual Ângela Sousa, do vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal Soub, e demais secretários municipais.
Ao discursar para a bancada de 19 vereadores, Mário Alexandre garantiu a conclusão das obras em andamento e se comprometeu em lutar pela elaboração de um plano de desenvolvimento sustentável para o município. Entretanto, o maior capítulo da mensagem foi dedicado ao setor de saúde pública, diante das queixas da população e da realidade encontrada pelo prefeito na zona urbana e na zona rural.
O prefeito afirmou que pretende reestruturar o organograma da Secretaria de Saúde e de toda a rede da Atenção Básica do Município, garantindo suprimento de materiais, insumos e equipamentos, além da adequação dos recursos humanos. “Vamos retomar a reforma e ampliação das unidades básicas de saúde que estão abandonadas com reabertura das salas de vacina nas unidades básicas”, salientou.
Preocupado com a assistência à saúde para as comunidades do interior de Ilhéus, Mário Alexandre disse que adotará todos os programas de atenção básica para a comunidade da zona rural e iniciará a implantação da “Farmácia Viva”, utilizando o espaço do campo para cultivo de plantas medicinais. Ele enfatizou ser fundamental a informatização de toda a rede de serviços das unidades de saúde “para implantação do Prontuário Eletrônico, obrigação legal que já deveria ter sido implantada”.
O prefeito falou em fortalecer a parceria com os mecanismos de controle social, através do Conselho Municipal de Saúde, e incentivar a criação dos Conselhos Locais de Saúde. Ele planeja a completa restruturação do SAMU e a municipalização Hospital Geral Luís Viana Filho, após a inauguração do novo Hospital Costa do Cacau, transformando o equipamento num hospital materno-infantil.
Desenvolver – Mário Alexandre demonstrou preocupação com o crescimento desordenado da cidade. Para ele, crescer é diferente de desenvolver. “Falta-nos a capacidade de desenvolver de forma sustentável, com um planejamento onde o poder público possa oferecer condições dignas para o povo. Crescer e desenvolver são situações distintas. O crescimento com o inchaço da cidade, com ocupações subnormais, com agressão aos manguezais que circundam nossa cidade, com ocupações nas encostas, não é bom. O desenvolvimento sim traz conforto, melhor ambiência e qualidade de vida para nossa gente”, salientou o prefeito.
Nesse sentido, externou a necessidade de dotar Ilhéus de marcos regulatórios importantes, a exemplo do Plano de Saneamento Básico e Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, além da revisão do Plano Diretor Urbano. “Sem esses instrumentos legais estamos impedidos de ter acesso a financiamentos de obras de saneamento”, acrescentou. Por outro lado, disse que já determinou às secretarias de Infraestrutura e de Planejamento proceder estudos para elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
O prefeito alertou a população para a questão da escassez hídrica, que pode causar problemas no abastecimento de água também este ano, mas adiantou que, “para minimizar esse impacto, já estamos em entendimento com a concessionária do serviço, com acompanhamento do Ministério Público, para buscar soluções, antes que cheguemos ao colapso”.
Transparência – Além de destacar ações prioritárias nas áreas do turismo, cultura, agricultura e pesca, o prefeito Mário Alexandre enfatizou o compromisso em realizar uma administração transparente, cada vez mais próxima dos cidadãos, e zelo com o interesse público. Disse também que promoverá uma revisão no Código Tributário do Município, o recadastramento imobiliário na zona urbana, e a adoção de um Programa de Modernização Administrativa e Tributária, com incentivo da Caixa Econômica Federal.
Secretaria de Comunicação Social – Secom