Amurc e CDS-LS apresentaram ações para as demandas regionais
Prefeitos Sul baianos estiveram reunidos nesta quinta-feira, 11, na sede da Amurc, durante uma Reunião Extraordinária para alteração de estatuto e aprovação de regimento interno. O encontro foi também uma oportunidade para a Amurc e o Consórcio Litoral Sul apresentarem ações e articulações para evitar a interrupção dos serviços públicos do Hospital São Lucas, além da proposta para a construção de matadouros municipais.
A Amurc em parceria com os municípios e o Consórcio Litoral Sul estará articulando uma reunião com o secretário de saúde do Estado, Fábio Vilas Boas para buscar um entendimento sobre a provável interrupção dos serviços públicos do Hospital São Lucas, tendo em vista que a população circunvizinha depende do atendimento em Itabuna.
Sobre a necessidade de regularização dos abatedouros municipais, o Consórcio está construindo uma proposta de projeto para a instalação de matadouros municipais para atender a demanda dos municípios consorciados. A partir disso, o CDS-LS estará apresentando a proposta do projeto ao Ministério da Integração Nacional.
A existência de abatedouros clandestinos é uma realidade vivenciada pelos municípios pequenos da região, que não tem condições de arcar com as despesas para legalização. Com o apoio do Consórcio, o prefeito de Jussari, Antônio Valete acredita na “regularização desse serviço e da conscientização da população sobre a importância de legalizá-los”.
Este e outros assuntos nortearam a reunião, que segundo o prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite foi um momento importante para discutir e fazer o encaminhamento das demandas em comuns. O gestor ainda chamou a atenção dos demais prefeitos para participar mais das decisões que influenciam na região. “Estamos aqui para discutir assuntos regionais e fortalecer o municipalismo. Por isso, é muito importante a presença de todos os gestores municipais”, declarou.