Amurc e Pró-reitoria de Extensão da Uesc firmam parceria com Cepedi
A parceria visa construir um banco de dados com informações dos municípios que integram a Associação
Alessandro Santana, Luciano Veiga, José Alfredo e Michael Cardoso
Uma plataforma digital contendo informações específicas das principais áreas de atuação dos municípios da região será construído pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletro-Eletrônica de Ilhéus, em uma parceria firmada com a Associação de Municípios da Região Cacaueira - Amurc e a Pró-reitoria de Extensão da Uesc. A iniciativa visa auxiliar os gestores municipais na construção de um planejamento estratégico.
De acordo com o Pró-reitor Alessandro Santana, será formado um núcleo entre a Uesc, Amurc e o Cepedi, e, juntamente com os gestores, irão alimentar o banco de dados com informações nas áreas de saúde, educação, do Fundo de Participação dos Municípios, dentre outros. “Isso é interessante não só para o planejamento, mas para o cidadão comum acompanhar a evolução das receitas e despesas dos municípios”.
Atualmente, segundo o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, dos recursos disponíveis para as áreas de saúde e educação, por exemplo, o município arrecada em média, 60 a 65 %. “Cerca de 25 a 30 % são deixados, e o município não consegue entender que tem acesso. Boa parte são receitas correntes, que o município tem direito e a outra parte são editais”, explicou o representante da Associação.
Com as informações sistematizadas, Luciano destaca que será possível aos gestores verificarem, junto as instâncias federais o que cada município tem direito. “O importante é que teremos um interface entre as instâncias municipais, estaduais e federais, visando melhorar a arrecadação e a prestação de contas”, completou o secretário.
O diretor do Cepedi, José Alfredo Souza, explica que o Centro trabalha com projetos de subvenção econômica, incentivado junto a indústria. Atualmente tem atuado junto com uma empresa incubadora, com o foco na inteligência de negócios voltado para a administração pública. “Então, a ideia é construir uma ferramenta que sirva principalmente para o planejamento estratégico dos municípios”, concluiu.