Prepare-se para a alta estação do Turismo nos Municípios
Sol, cachoeira, praia, aventura, ecologia, montanhas, trilhas, história, cultura, gastronomia, patrimônio mundial, civismo, tradição, esoterismo, naturalismo, enoturismo, dança, música, cursos de aperfeiçoamento... O turismo no Brasil tem de tudo e para todos os gostos. São 3.285 Municípios turísticos e, certamente, um deles vai te encantar.
No mundo inteiro, as pessoas têm deixado o consumo e as compras de lado para viver experiência novas ao redor do globo. E o Brasil é um dos paraísos que reúne praticamente de tudo para se viver e experimentar.
Diante desse cenário de possibilidades, especialmente para o desenvolvimento econômico dos Municípios, é importante que agentes municipais, gestores locais, empresariado e população em geral trabalhem conjuntamente para fomentar o turismo em suas localidades.
“As várias pastas de governo, o setor produtivo e a população precisam estar integrados. Todos devem se preparar com princípios de hospitalidade. Essa visão integrada pode ajudar o Município a ampliar as chances de ser procurado pelos turistas. Por isso, é importante que o Conselho Municipal de Turismo se reúna e debata as demandas da cidade”, defende a técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Marta Feitosa.
O turista é como um cidadão temporário da cidade. Utiliza o transporte público, sistema de saúde, água, esgotamento sanitário, segurança, etc. E na alta temporada, como é o caso do verão brasileiro, alguns Municípios podem até dobrar o número de pessoas circulando pela cidade. Por isso, Marta Feitosa destaca que é importante o Município diagnosticar serviços que podem sofrer mais impacto com a chegada de turistas para poder reforçá-los. “As operadoras de turismo ficam atentas aos destinos, a reputação e comentários que circulam na internet sobre os Municípios. Por meio dessa ‘inteligência do turismo” esses operadores montam pacotes de viagem. Por isso, os gestores locais, empresários e a população precisa trabalhar em conjunto para receber os visitantes da melhor maneira possível”, defende.
Feitosa dá como exemplo restaurantes que não costumam abrir aos fins de semana, quando é mais comum a presença de turistas. “Porque você vai deixar de abrir o restaurante justo no fim de semana, quando vai ter mais clientes? O empresário tem que entender isso! Se olharmos para a segurança pública, o gestor local precisa identificar os locais que precisam de reforço policial devido ao maior número de pessoas circulando. E por aí vai. Por isso, todos os segmentos do Município precisam se envolver”, assevera.
Cabe ressaltar que o turismo fortalece e desenvolve não só a economia local, mas todo Município, uma vez que a presença de turista amplia a arrecadação municipal e esses recursos podem ser revestidos para melhorias na cidade e na vida da população. Nesse sentido, a CNM elaborou material com estratégias para bem atender o turista. Confira as dicas para a alta estação do turismo nos Municípios.
Por Luiz Philipe Leite
Foto: Arte Agência CNM
Da Agência CNM de Notícias