Durante as férias, fique atento à febre amarela e ao mosquito Aedes aegypti
Durante o mês de janeiro, muitas famílias aproveitam para tirar férias no verão brasileiro e aproveitar o tempo livre para viajar e passar um tempo fora de casa. Contudo, mesmo focados no destino, é preciso ficar atento a situações de saúde.
É preciso lembrar que, com o clima quente e úmido, aumenta o risco de proliferação do Aedes aegypti. Para combater o mosquito, que transmite dengue, zika e chikungunya, é importante localizar e eliminar os possíveis criadouros que acumulem água parada. Essa medida é necessária tanto na residência que ficará fechada durante às férias, quanto no local onde as famílias se hospedarem.
Qualquer local que possa juntar água limpa e parada é um foco do mosquito. Calcula-se que 90% dos focos do mosquito sejam domésticos. E são necessários apenas 10 minutos semanais para combater o mosquito.
Você pode combater o Aedes aegypti colocando areia no prato das plantas. Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios (incluindo as tampinhas) também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva e tampe as caixas d’água.
Com medidas simples você aproveitar o melhor das suas férias e mantém você, sua família e a comunidade protegidas do mosquito. Conheça o levantamento de índices de Aedes aegypti nos Municípios brasileiros.
Febre Amarela
Outro ponto de atenção para quem vai sair de férias é saber se a região para qual você está se dirigindo tem recomendação de vacina contra a febre amarela. A orientação geral é simples: deve se vacinar quem vai para regiões rurais ou de matas e para cidades com recomendação temporária de vacinação. Uma dose da vacina garante proteção para toda a vida. A vacina deve ser tomada com, ao menos, 10 dias de antecedência da viagem.
Por: Luiz Philipe Leite
Foto: Divulgação
Da Agência CNM de Notícias