Programa Agir defini ações para o combate ao Covid-19 no Sul da Bahia
Durante uma reunião virtual nesta quarta-feira (8), para o alinhamento das ações do Programa de Apoio Gerencial e Institucionais às Prefeituras do Território Litoral Sul, foi criado um comitê com representantes da Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) visando articular as ações que vem sendo realizadas nos municípios da região, através das suas secretarias.
O Professor da Uesc, Raimundo Bonfim, que também é coordenador do Programa AGIR-LS, alertou que os municípios da microrregião não conseguirão enfrentar a crise isoladamente e acrescentou que a maior arma para combatê-la é a educação da população para adoção de medidas preventivas.
Para isso, Bonfim apontou algumas estratégias materiais educativos impressos e digitais como: folders, gibis e cartilhas; divulgação em redes sociais; captação de recursos para aquisição de equipamentos de proteção para doação às populações em situação e vulnerabilidade.
Nesse contexto, ele ainda citou a necessidade de envolver os principais fóruns estratégicos ligados ao contexto da crise, como o Fórum de Secretários (as) Municipais de Assistência Social - FRAS, de Educação – Forsec e de Saúde – FORMENS, para um momento de orientação e atualização com especialista da área de infectologia.
Dentre as resoluções, foi proposta a elaboração de um projeto de extensão vinculado ao Programa AGIR, sob a coordenação do Pró-Reitor de Extensão da Uesc, com o objetivo de captar recursos do Fundo de Combate à Fome. A proposta deverá ser elaborada no prazo de 10 dias e avaliada pelo comitê formado por representantes da Amurc e Uesc.
Iniciativas
O Secretário Executivo da Amurc, Luciano Veiga destacou que os municípios já estão realizando a compra de equipamentos de proteção para os profissionais de saúde de forma consorciada. Além disso, os secretários de educação já estão buscando melhores alternativas para o ensino à distância que contemplem a realidade de cada município.
Já o Pró-Reitor de Extensão da Uesc, Neurivaldo José de Guzzi apontou algumas ações já em desenvolvimento na universidade, como o Projeto COVIDA-26, que objetiva reunir diversos atores sociais para discutir ações mitigadoras para a crise instalada pelo COVID-19.