Amurc apoia a instalação de atendimento ao Covid-19 no Hblem
Diante da decisão do município de Itabuna de disponibilizar 40 leitos do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) para o tratamento e pacientes com o Coronavírus (Covid-19), o secretário executivo da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc, Luciano Veiga, esteve visitando as instalações da unidade, nesta sexta-feira, 17, para reforçar o apoio à estruturação do equipamento de saúde.
“A visita teve a finalidade de debater com a direção da unidade os apoios necessários para o seu funcionamento, mas também para verificar in loco as instalações prontas para receber os recursos necessários, permitindo o exercício real das atividades hospitalares tão essenciais à região”, destacou o representante da Associação, que ainda enfatizou a necessidade de urgência para o aparelhamento do hospital, “pois cada hora de indecisão poderá deixar de salvar uma vida humana”.
Desde o mês de março, quando foi sinalizada a utilização de parte do hospital para o atendimento nesse período de pandemia, a unidade se antecipou e preparou toda a parte estrutural para receber equipamentos específicos e a equipe técnica, com médicos e enfermeiros. Segundo o diretor médico, Eduardo Kowalski Neto, a unidade “tem a capacidade de abrir até 43 leitos de enfermaria e 19 de UTI. Inclusive já dispõe de um plano de operação, de uso dos equipamentos, inclusive dos valores gastos inicialmente”.
A proposta estabelecida no plano é que a Secretaria de Estado da Bahia (Sesab) possa investir em equipamentos e o Governo Federal realize a manutenção da unidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o diretor Fundação de Atenção a Saúde de Itabuna (Fasi), Roberto Gama, “será preciso um recurso inicial para compra de insumos e a manutenção mensal da unidade no valor de R$ 2,5 milhões, durante um período inicial de três meses”, explicou o representante da instituição, que também reforçou a importância dos investimentos pós-pandemia.
Apoio
O Presidente da Amurc, que também e prefeito de Firmino Alves, Aurelino Cunha reforçou o apoio à unidade hospitalar Luís Eduardo Magalhães, por entender que desde o início da pandemia apresentou as reais condições de operação em tempo célere, ampliando a quantidade de leitos de UTI e hospitalares, tão importante neste momento.
Ele destacou também que, a Amurc através de seus associados vem se reunindo, buscando integrar ações e realizar compras compartilhadas de EPIs e outros materiais em atendimento às demandas. Embora esteja fazendo tudo que está ao seu alcance no combate ao covid-19, o gestor externou a sua preocupação com o crescimento de casos positivos de contaminação na região, e, reitera a real necessidade de ampliação de leitos hospitalares na região sul da Bahia.
Na oportunidade, Lero Cunha faz o apelo a todos os entes: União, Estado e Municípios, Universidades e instituições parceiras da iniciativa pública e privada que abracem esta causa “e que consigamos atuar com eficiência no presente, com olhar e o agir do agora, mas, também, com a visão e missão de trabalhar o amanhã”.
___________
Texto: Viviane Cabral – MTE 4381/BA